O que pode a arte? II
O que pode a arte? II
Por Luís
Miguel Oliveira (Jornal Público, 11 Outubro 2019)
O que se
quer do cinema, para não perguntar da arte em geral? A julgar pelo ar do tempo,
quer-se que nos sossegue, que nos mostre o bom caminho, que seja um espelho do
bom comportamento, individual, colectivo, social, político. Espelho desses
comportamentos, reflexo mais ou menos distanciado segundo o olhar do
autor que o enforma, isso o cinema e os filmes sempre foram. Pequenas cápsulas
de tempo, que conservam, umas vezes mais involuntariamente do que outras, mas
sempre com um mínimo de precisão, o ar de uma época, os seus medos, fantasias e
aspirações. Mas nada disso tem que ressoar como “positivo” ou “exemplar”.
Vejam-se as reacções extremadas, e nalguns casos até alarmadas, perante o Joker
de Todd Phillips , um óptimo e surpreendente filme (dados, por um lado, o
currículo do realizador, e por outro, batido à exaustão, o universo dos
super-heróis) que nos mostra um indivíduo psicologicamente desequilibrado e
socialmente marginalizado, cujo progressivo delírio vingativo conduz a um comportamento
de extrema violência e, fortuita e consequentemente, à sua transformação em
herói inspirador de uma espécie de grande revolução popular. Já lemos – por
essa internet fora – toda a espécie de advertências e admoestações: que o filme
dá um retrato erróneo das doenças mentais (porque nem todos os que sofrem
destas patologias dão em jokers ), que o filme explica, e portanto “compreende”
(e portanto, “aceita”), a psicologia extremada dos sociopatas que
periodicamente (sobretudo nos EUA) descarregam as frustrações através duma
carabina sobre quem estiver a jeito, que o filme é uma apologia do “populismo”
ou uma legitimação dum levantamento dos desafortunados sobre os privilegiados
(conforme quem assim admoeste seja mais de “esquerda” ou mais de “direita”), e
que o filme, em suma, seria um incentivo à violência, aos tumultos, quando não
mesmo aos massacres em massa. É demasiado poder conferido ao cinema, e ainda
mais a um filme só. Se o cinema tivesse esse poder, e visto que historicamente
nos trouxe, com a toda a probabilidade, mais mundos utópicos do que distópicos,
há muito que a terra se teria transformado num paraíso. (...) Ver os nossos fantasmas
expostos na tela pode ser uma maneira de os manter à distância e sob controlo.
É assim que devíamos ver o Joker e tantos outros, em vez de se entrar em
histeria colectiva de cada vez que se estreia um filme com assassinos e gente
desagradável.
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